terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Três Tipos de Oração Bíblica






Três Tipos de Oração Bíblica

A maior parte dos cristãos entra precipitada na oração sem considerar a maneira, o propósito, o contexto, ou as conseqüências das suas orações. Demais vezes encaram a oração como encaram apressadamente o cardápio do restaurante de fast food. Logo pedem o que não querem o que não satisfarão mas, são apressados demais ir pra casa para preparar uma refeição equilibrada que seria mais satisfatória e nutritiva. As conseqüências são obesidade e falta de boa saúde. Este quadro representa a vida de oração da maioria. Porém, as orações bíblicas são designadas com propósito, são equilibradas, realizadoras e cheias de nutrição. A Bíblia nos dá três tipos de oração para o santo entrar na presença de Deus.

O primeiro tipo de oração e o mais comum pelas Escrituras é da palavra grega proseukhe (#4335, Strong’s). Este tipo de oração é uma busca para falar com Deus por causa da devoção por Ele. Carrega a idéia de respeito reverencial com calmaria. É de buscar contato com Deus com o reconhecimento que está entrando na presença literal da santidade absoluta. Neste estado de oração, entendemos que não temos as mesmas liberdades da vida corriqueira, ou as liberdades que acostumamos ter entre as paredes do nosso próprio lar onde dominamos. Devoção a este tipo de oração faz-nos pisar com um maior grau de reverência a terra santa diante do trono do Deus Todo-Poderoso. Examine Lc. 6.12; At. 1.14; 2.42.

O segundo tipo de oração vem pelo estudo da palavra deesis (#1162, Strong’s) que expressa a nossa necessidade, urgência ou desejo para ajuda especial. Reconheça a nossa incapacidade e insuficiência. Não trata de uma lista cheia de desejos carnais. É a entrega de um pedido urgente e biblicamente válido. Examine Lc. 1.13; Rm. 10.11; II Co. 9.14.

O terceiro tipo de oração é enieuxis e entugchano (#1783 e 1793, Strong’s). Esta oração é intercessão para o bem dos outros e com boa confiança. É uma intervenção proposital. Examine Rm. 8.27, 34; 11.2; I Tm. 2.1; 4.5; Hb. 7.25. Às vezes essa palavra grega é traduzida simplesmente como intercessão invés de oração intercessora.

Aprendendo a orar corretamente é saber lutar a guerra espiritual. Oração não deve ser desperdiçada. Cristãos devem aprender a respeitar e confiar em oração. A oração bíblica não é uma exposição de palavras grandiosas proferida numa linguagem corporal extravagante. A oração bíblica busca somente os ouvidos e os olhos de Deus. Seu propósito é assegurar a atenção do Deus santo e eterno tal oração é executada com a maior reverência devida a Ele. Oração eficaz depende destes três tipos de oração bíblica.

Aprendendo com Deus
Isaías 1.18
“Vinde então e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.” (Isaías 1.18). Em português o verbo argüir significa: Repreender, censurar, criminar, verberar, condenar com argumentos ou razoes 2. Revelar, inculcar, demonstrar 3. Examinar, questionando ou interrogando 4. Impugnar, combater com argumentos” . “Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.” (João 6.45).

No versículo de Isaías 1.18, em Hebraico, o verbo “argüir” significa “instruir, revelar, corrigir, provar, convencer.” Jesus disse quando o Espírito Santo vier “convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” (João 16.8). A palavra “convencer” significa “refutar ou reprovar”, Deus manifesta equilíbrio e consistência tanto no Velho Testamento quanto no Novo Testamento na maneira como Ele traz os pecadores à salvação pela graça vivificadora. Ninguém será nem pode ser reconciliado com Deus até que tenha sido convencido e aprendido que está morto “em ofensas e pecados” e que o único meio de ser lavado é pela fé no sangue do Cordeiro de Deus. Se não estiver instruído e convencido por Deus da sua condição de ser totalmente perdido e espiritualmente condenando, nenhum pecador nunca crerá que a sua única esperança é pela fé no sangue do Senhor Jesus Cristo.

A religião não revela nada por Deus; ela trata somente com as doutrinas e de homens e de demônios. Por isso a religião nunca trouxe nenhuma alma à salvação. As multidões correm às doutrinas que suavizam as suas consciências, mas Deus não procura suavizar as consciências dos homens. Quando vier argüir-se com Deus, é Ele quem instrui e toda a boca está fechada por ser persuadida da sua pecaminosidade pela onisciência de Deus. Deus não deixa dúvidas ao fato que o pecador é condenado e incapaz de salvar-se a si mesmo. A religião leva o pecador a acreditar que pode salvar-se a si mesmo, ou, pelo menos, ter credito na sua própria salvação. Isto é evidência que a religião não dialoga com Deus.

Deus convence que a salvação à vida eterna é somente pela graça e comprada pelo sangue do Senhor Jesus Cristo. Buscar a salvação de Deus por outros caminhos é rejeitar a ser instruído por Deus. Isto é tolice. Se desejar esta salvação divina, é necessário vir e aprender do Pai. Dessa maneira virá corretamente a Jesus. Dr. M. J. Seymour, Sr., EUA



Betumado Por Dentro e Por Fora
Gênesis 6.13-14
“Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra. Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.” Gn. 6.13-14

A palavra “betumar” é traduzida da língua Hebraica no Velho Testamento também como: expiação, reconciliar, perdoar, purgar, agradar, e misericórdia. Pela preservação divina de Noé Deus revela um símbolo da Sua preservação dos santos. Porém limitar-nos-emos nessa lição a considerar somente o betume sendo aplicado por dentro e por fora. O betume é uma figura, ou símbolo: da expiação feita pelo sangue de Cristo, o conserto ou a reconciliação da nossa inimizade com Deus, a posição de absolvição ou perdão completo que cada crente em Cristo têm, a purificação, ou seja, a separação da carne pecaminosa da criatura nova preservada por dentro, a satisfação da justiça de Deus e a misericórdia ricamente dada aos eleitos. Quando se recebe de Deus a graça de exercer a fé no sangue, o Cristão é betumado por dentro e depois por fora. Sua fé é posta totalmente no betumar, ou seja, na aplicação do sangue do Cordeiro, pois, sem este “betume”, certamente perecerá com todos que vivem na iniqüidade da carne.

Pela fé, quando a alma dos pecadores é betumada com o sangue de Cristo, o seu relacionamento com o Criador é retificado; não são inimigos mais, mas feito a assentar nos lugares celestiais como filhos de Deus. O pecado é purgado para fora e a santidade vem habitar dentro. O betume do sangue de Cristo segura a impiedade de voltar a penetrar e encher o vaso de honra. O sangue purga e previne qualquer nova infiltração. O Espírito Santo com o sangue de Cristo sela, ou seja, betuma o Cristão por dentro até o dia da redenção – até a ira de Deus se finda.

Por fora, cada Cristão é revestido e coberto com a armadura da justiça de Cristo. Assim se tem uma proteção dupla para prevenir a pecaminosidade do mundo de penetrar o vaso preservado por Deus. Sendo betumado por fora pelo sangue de Cristo não somente exibe a verdade da preservação divina, mas declara ao perdido aquilo que ele falta e o impede de entrar no porto seguro. Os Cristãos são betumados por dentro e por fora com o SANGUE!



Exercício em Piedade
I Tm 4.7-8
“Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade; Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.” I Tm. 4.7-8

Atentemos brevemente ao significado da palavra “piedade”. Para termos piedade em nosso andar Cristão será necessário entendermos o que biblicamente é ser piedoso. A palavra “piedade” vem da palavra grega “eusebeia”, e esta é a junção de duas palavras: “eu” que significa “bom ou correto”, e “sebomaie” que significa “adorar”. Portanto, piedade é adorar bem ou corretamente. Possuir piedade quando se adora a Deus bem e de maneira correta como está proposta nas Escrituras, não é seguir os desejos do seu próprio coração e consciência; mas é seguir o ensino da sagrada Palavra de Deus, a qual permanece para sempre no céu. Não é necessário estimular a emoção, sensacionalismo, mistificação ou atualizar os modismos. Deus é eterno, e a Sua Palavra é eterna, o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Assim, o caminho de piedade é estabelecido eternamente e devemos nos esforçar nela.

Quando Caim e Abel adoraram diante de Deus, Caim adorou incorretamente, e Abel adorou corretamente. Deus aceitou a adoração de Abel mas rejeitou a de Caim por Caim não obedecer o mandamento Divino para com a adoração. Com vingança, injustiça procurou matar a justiça. É possível matar um homem justo, mas não é possível matar a justiça de Deus. Adoração aceitável diante de Deus requer adoração de forma correta! Deus não é forçado a aceitar aquilo que dizem a adoração ser quando vem das imaginações ímpias do homem.

Piedade “tem a ver com as relações reais, verdadeiras, espirituais e internas com Deus” enquanto religião, “tem a ver com as ações externas nas cerimônias e observações religiosas, as quais podem ser feitas pela carne.” (E. W. Bullinger). João Gill, referindo-se à piedade escreveu: “Isto é nada mais que a devoção interna da mente e zelo espiritual no serviço a Deus; é a disposição santa da alma para com Deus.” Um relacionamento espiritual e real para com Deus produzirá ardente e santo zelo para corretamente adorar. O servo deve exercitar a si mesmo constantemente na Palavra de Deus para não desviar-se em sua adoração.



Tendo Domínio ou Sendo Exemplos?
I Pe. 5.2-4
“Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.” I Pe. 5.2-4.

As palavras “tendo cuidado dele” não significam tomar pela força ou luta. Elas levam a idéia de “ficar de olho”, ou em outras palavras, ter cuidado do rebanho com uma examinação atenta do seu bem-estar espiritual. O Sumo Pastor deseja que os pastores olhem as Suas ovelhas com cuidado prestativo, observando se têm áreas de fraquezas que uma dieta propícia de nutrição espiritual poderia levar a um rebanho saudável no espírito. Quem deve ter esse cuidado é o pastor; ele deve se sacrificar em constante oração e esforço para cumprir seu dever para com o Sumo Pastor e rebanho.

A quem pertence às ovelhas? Segundo o versículo três, as ovelhas são a “herança do Senhor” Não pertencem ao pastor ou à uma organização eclesiástica, ou seja, o pastor local não é o dono das ovelhas e nem as ovelhas pertencem umas às outras. Deus é o Único Dono. Como está escrito: “Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.” (Atos 20.28). Quem as resgatou? Foi Deus e com Seu próprio sangue. Isso nos ensina que Ele é o Dono das ovelhas e absolutamente ninguém mais tem a liberdade de exercitar autoridade sobre elas a não ser pela autoridade da Palavra de Deus. A Palavra de Deus é a base da fé e ordem das ovelhas de Deus. Nenhum homem ou organização pode suplantar a autoridade da Palavra de Deus. A Palavra de Deus governa as ovelhas de Deus. Não há exceções! Deus é O Dono, Deus as governa!

As palavras, “Nem como tendo domínio” levam a idéia de exercer domínio ou agir como uma potestade sobre outra. Pastores não são potestades sobre a “herança do Senhor”. Eles não têm posição para dominar sobre as ovelhas que Deus os chamou para alimentar. Devem alimentar pelo seu exemplo. “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.” (Hb. 13.7) A palavra “pastor” significa ir primeiro e guiar como líder. Resumindo, o pastor deve apontar o caminho e guiar por seu exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário