domingo, 6 de dezembro de 2009

AS DOUTRINAS DA GRAÇA DE DEUS






AS DOUTRINAS DA GRAÇA DE DEUS
Capitulo 3 - ELEIÇÃO INCONDICIONAL

A DECLARAÇÃO DA DOUTRINA

“E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna”. Atos 13:48.

Muitos querem que este versículo diga assim: “E tantos quantos que creram foram ordenados para a vida eterna”. Mas não é isto o que o versículo diz e devemos deixar que a Bíblia tenha o significado que ela quiser ter. Os homens devem deixar a Bíblia continuar do mesmo jeito como Deus a escreveu. Ser ordenado para a vida eterna vem antes de receber a vida eterna. Deus elegeu certas pessoas na eternidade passada para a salvação. Paulo nos deu a ordem divina das coisas em Romanos 8:28-29: presciência, predestinação, chamado, justificação e glorificação. A salvação começa com Deus, não com o homem.

A eleição é a escolha soberana, livre, eterna, imutável e irresistível de Deus de certas pessoas para a salvação, antes que o mundo existisse, pelo beneplácito de Sua própria vontade.


A ELEIÇÃO INCONDICIONAL

Neste sermão vamos tratar os seguintes aspectos da eleição da graça de Deus.

A eleição incondicional é uma doutrina bíblica. Deus fala na sua Palavra que Ele tem um povo eleito para a salvação. Salmo 33:12. Mateus 11:27. Romanos 11:8:28-35. I Tessalonicenses 5:9. I Pedro 1:1-2.

Os eleitos de Deus foram escolhidos para a salvação antes da fundação do mundo. Efésio 1:3-9. II Tessalonicenses 2:13. II Timóteo 1:9. O resultado desta eleição da graça de Deus para a salvação são as boas obras. Efésios 1:12, 2:8-10. João 15:16. A eleição não está baseada na fé prevista do homem. Salmo 14:2. Atos 13:48, 18:27. Filipenses 1:29. Mas, a eleição está baseada na soberania de Deus. Êxodo 33:19. Salmo 115:3, 135:6. Daniel 4:35. Mateus 20:15-16. Romanos 9:8-24.

A Eleição não é a salvação, mas é para a salvação. Romanos 11:7. II Tessalonicenses 2:13. II Timóteo 2:10.

Os eleitos de Deus são melhores do que os outros e merecidos da salvação? Não! Os eleitos de Deus são predestinados para a salvação pela graça de Deus. I Coríntios 15:10.


A ELEIÇÃO É DE GRAÇA (gratuita) E INCONDICIONAL

Quero dizer por “de graça” que Deus não tinha obrigação de salvar ninguém, mas salva por Seu beneplácito, e pela bondade de Sua própria vontade, Ele escolheu em graça soberana e livre para a salvação algumas pessoas da raça caída de Adão. “Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça. Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra”. Romanos 11:5-6.

Há quem nos queira fazer acreditar que a eleição é baseada na fé e boas obras que Deus viu de antemão. Supõem que Deus elegeu Seu povo para a salvação porque previu a fé e boas obras que tinham. O Salmo 14:1-4 nos diz que Deus olhou e não viu ninguém que O buscasse. Estas pessoas revertem a ordem das coisas, pois a fé e as boas obras são resultados da eleição, e não vice-versa. Note o que a Bíblia diz: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda”. João 15:16. “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Romanos 8:28. “Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade”. II Timóteo 2:19. “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor”. Efésios 1:4. A opinião arminiana não tem alicerce na Palavra de Deus, pois a eleição é a fonte da qual fluem a fé, a santificação e as boas obras.

Quer creiamos nesta doutrina ou não, depende unicamente se ela é ensinada ou não na Bíblia. Portanto, vamos examinar o que a Palavra de Deus diz sobre o assunto. “Eu bem sei os que tenho escolhido”. João 13:18. “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda”. João 15:16. “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica”. Romanos 8:33. “Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia”. Romanos 9:15. “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor”. Efésios 1:4. “Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade”. Efésios 1:11. “Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé da vontade”. II Tessalonicenses 2:13.

De acordo com a Bíblia, a eleição é o ato incondicional de Deus de escolher alguns para a vida eterna, antes da fundação do mundo. Em sentido nenhum resulta da escolha do eleito.


A ELEIÇÃO É ETERNA

Há prova abundante desta verdade nas Escrituras. “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor”. Efésios 1:4. “Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos”. II Timóteo 1:9. “Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé da vontade”. II Tessalonicenses 2:13. Foi o propósito eterno de Deus salvar Seu povo eleito. A eleição, sendo inseparável de Seus propósitos divinos, é tão eterna quanto eles. A eleição, feita por Deus, de Seu povo para a salvação não tem início no tempo nem fim de dias. Assim, vemos em Romanos 8:28-29 que o plano de Deus para Seu povo eleito é de eternidade à eternidade, do pre-conhecer deles em amor à glorificação deles, do passado sem começo ao futuro sem fim. A Bíblia até declara que Deus escreveu o nome de Seus eleitos no livro da vida, antes da fundação do mundo. “A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá a perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá”. Apocalipse 17:8. Nós, os eleitos de Deus, fomos predestinados para receber a vida eterna. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, e dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”. Efésios 2:8-10.


A ELEIÇÃO É IMUTÁVEL E IRREVERSÍVEL

“Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos”. Malaquias 3:6. O Senhor Deus não muda em aspecto nenhum, portanto sabemos que Seus propósitos também não mudam. Mudança por parte de Deus indicaria imperfeição. “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai”. João 10:27-29. Estes versículos declaram a segurança eterna do crente, de maneira bem clara. Mas como e por que sabemos que os salvos estão eternamente seguros na mão de Deus? Por causa do fato de Deus Pai ter dado o Seu povo ao Seu Filho no propósito da eleição para salvá-los. “Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho glorifique a ti: assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a quantos lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. João 17:1-3. É exatamente isto o que Deus propôs fazer através de Seu Filho Jesus Cristo. “Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor”. Efésios 3:11. O próprio Jesus disse em João 10:7-18 que o Bom Pastor deu Sua vida pelas ovelhas (eleitos). Este é o propósito de Deus desde a eternidade e tal propósito é imutável e irreversível. É por isso que Jesus Cristo é chamado “O Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”. Apocalipse 13:8.


A ELEIÇÃO É PARA A SALVAÇÃO

A eleição não é salvação; é para a salvação. A eleição não é apenas privilégios externos, tais como pertencer a uma nação (como Israel), ou para determinar o serviço cristão, embora Deus seja soberano nisto também, mas é o fato de certas pessoas receberem a salvação eterna pela graça de Deus. Note alguns versículos que indicam esta verdade. “Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai”. João 10:26-29. “Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel”. Atos 9:15. “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Romanos 8:28. “Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha”. Romanos 16:13. “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo”. Efésios 1:4-9. “Mas devemos sempre dar garças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé da vontade”. II Tessalonicenses 2:13. “O presbítero à senhora eleita”. II João 1. “E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o seu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação”. Apocalipse 5:9. Este último versículo mostra bem claramente que a eleição não é simplesmente de uma nação. É de certas pessoas das nações todas para a salvação.

Mais uma vez Atos 13:48 revela esta verdade, sem sombra de dúvida: “E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna”. Também em Atos 2:39: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar”. Um bom exemplo disso se encontra registrado em Romanos 9:11-16; Esaú e Jacó.

ELEITO - VOCÊ PODE SABER QUE É ELEITO

Os eleitos de Deus em Romanos 9:24-25 são descritos como vasos de misericórdia; que foram chamados eficazmente para a salvação pelo Espírito Santo, através da Palavra de Deus. “Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé da vontade”. II Tessalonicenses 2:13. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. Romanos 10:17. Os eleitos de Deus são denominados “os chamados” tantas vezes no Novo Testamento que nem é necessário citar os versículos aqui. Sabemos que fomos eleitos por Deus para a salvação, porque fizemos o que os eleitos de Deus fazem pela graça de Deus; eles se arrependem dos seus pecados e crêem no Evangelho, pois foram chamados eficazmente a fazer assim pelo Espírito Santo. Portanto, Paulo podia dizer aos tessalonicenses: “Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus; porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós”. I Tessalonicenses 1:4-5. Nada pode impedir o chamado eficaz do eleito para receber a salvação. João 6:37-40. Romanos 8:30-39.


A ELEIÇÃO É DE ACORDO COM O BENEPLÁCITO DE DEUS

Deus escolheu salvar alguns, de acordo com o beneplácito de Sua vontade soberana. “Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim te aprouve”. Mateus 11:25-26. Jesus Cristo revela esta soberania de Deus ao falar em Lucas 4:25-27 sobre as muitas viúvas e leprosos em Israel. No entanto, Deus abençoou somente uma viúva pagã e um leproso chamado Naamã. Passagens como I Coríntios 1:26-30, Gálatas 1:15-16 e Efésios 2:1-13, mostram de maneira conclusiva que a salvação é atribuída inteiramente à graça soberana de Deus. Este é um ponto muito importante, pois a oposição à doutrina da eleição surge da intransigência (má vontade), por parte do homem, de reconhecer a soberania de Deus. Deus tem direito à Sua soberania, pois é Deus e escolheu por Seu beneplácito salvar Seus eleitos, inteiramente por Sua graça maravilhosa. Veja Daniel 4:35.

Deus não quis revelar ao homem as razões para Sua escolha soberana. Só Ele mesmo conhece tais razões. Mas, ao eleger alguns, não prejudicou nem fez injustiça a nenhum dos que não elegeu. Deus simplesmente deixou os não eleitos onde estavam, como se não tivesse havido nenhuma eleição. A eleição de Deus é escolher alguns do número total da raça humana, que merece o inferno e o julgamento, para a salvação.


ELEIÇÃO E MEIOS - POR QUE PREGAR?

Os que se opõe a esta doutrina dizem que ela torna o trabalho missionário desnecessário e destrói o zelo missionário. Mas por que afirmam tal coisa com tanta veemência? Porque supõem que um fim predestinado será realizado sem meios. Mas esta suposição é completamente injustificada pelas Escrituras.

Primeiro: Deus nos mandou pregar o Evangelho a toda criatura. Mateus 28:18-20. Marcos 16:15. Romanos 1:14-16. Não fazer o que Deus nos mandou seria infidelidade e desobediência à Sua ordem.

Segundo: Deus não apenas escolheu as pessoas para a salvação, mas também elegeu o meio para levá-las à salvação, que é a pregação do Evangelho. Pela loucura da pregação. I Coríntios 1:18, 21.

Terceiro: a colheita espiritual sempre vem como resultado do plantio da semente espiritual. Veja as seguintes passagens. Mateus 13:1-9, 9:37, João 4:35-36, Tiago 1:18, I Pedro 1:23.

Quarto: pregamos a todos os homens, para que Deus possa chamar Seus eleitos para a salvação. Atos 18:4-11. Deus disse a Paulo: “Pois tenho muito povo nesta cidade”. A doutrina da eleição nos encoraja a pregar e aumenta nosso zelo missionário, pois sabemos que o Senhor tem alguns que vai chamar para Seu Filho e para a salvação através da pregação do Evangelho. Plantemos a semente preciosa sabendo que Deus dará a colheita de almas. I Coríntios 3:5-8.


CONCLUSÃO

“As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei”. Deuteronômio 29:29. Deus conhece quais são as suas ovelhas. “Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade”. II Timóteo 2:19. Nosso dever é evangelizar os perdidos e levar vidas santas perante os perdidos e o Senhor é fiel para chamar para a salvação os seus.

Esta doutrina da eleição dá toda a glória a Deus. “Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo”. Efésios 1:12. “Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas”. Apocalipse 4:11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário