domingo, 6 de dezembro de 2009

AS DOUTRINAS DA GRAÇA DE DEUS-Capitulo 8 - SALVO!






AS DOUTRINAS DA GRAÇA DE DEUS
Capitulo 8 - SALVO!

“E, perto da meia noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos. E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. E, pedindo luz, saltou dentro, e, todo trêmulo se prostrou ante Paulo e Silas. E, tirando-os para fora, disse: senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa. E lhe pregavam a Palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. E, tomando-os ele consigo naquela mesma noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. E, levando-¬os a sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus alegrou-se com toda a casa”. Atos 16:25-34.

Nesta passagem das Escrituras, o carcereiro de Filipos perguntou a Paulo e a Silas como podia ser salvo, e eles responderam: “Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tua a tua casa”.

Notem as palavras que a Bíblia usa: salvar e salvo. São palavras bíblicas. A palavra salvar e seus derivados salvando, salvação, salvador; são usados umas duzentos vezes no Novo Testamento. Isto mostra sua importância e também a necessidade de se entender o que significa ser salvo.

Porque o mundo religioso evita esta palavra, como se fosse uma praga, se é tão usada nas Escrituras? Porque a verdade sobre ser salvo é tão mal compreendida, pervertida e rejeitada? Há muita gente que trata a doutrina de ser salvo com muito desdém. Outros acham que só os fanáticos falam sobre este assunto, que até consideram ridículo. Há também aqueles que honestamente não tem a menor idéia do que ser salvo significa.

É por uma destas três razões, ignorância, orgulho ou rebelião, que uma pessoa dá as costas à palavra, “SALVO”. Mas, meu amigo, considere com muito cuidado este assunto de ser salvo, pois ele tem conseqüências eternas. VOCÊ É SALVO?


O SIGNIFICADO DA PALAVRA “SALVO”

Salvo, e seus derivados, significa: “livrar, colocar em segurança, proteger, preservar”. Mais precisamente significa salvar do perigo ou destruição, livrar da pena por quebrar a lei ou da punição de inimigos, proteger de prejuízo e manter são e salvo.

Será que o homem está numa condição tal diante de Deus que precise ser salvo de tudo o que foi mencionado acima? Completamente! O homem necessita ser salvo desesperadamente. Vamos ver o que Deus diz sobre a necessidade de salvação que o homem tem.


NECESSIDADE DE SALVAÇÃO

Há quem zombe de tal idéia e não veja a necessidade de salvação. Mas, meu amigo, vamos ver o que Deus tem a dizer sobre isto.

“Como está escrito: não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto - não há temor de Deus diante de seus olhos - porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Romanos 3:10-23.

Todos os homens são pecadores diante de Deus e merecem a destruição.

Salmo 5:5 diz que Deus “aborreces a todos que praticam a maldade”.

“Deus é um juiz justo, um Deus que se ira todos os dias”. Salmo 7:11.

“Os ímpios serão lançados no inferno e todas as gentes que esquecem de Deus”. Salmo 9:17.

Deus está irado com os maus, todo homem, e tem direito de estar, porque eles não ligaram e ainda quebraram a lei de Deus. É por isso que Sua ira está sobre eles cada dia.

“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna: mas aquele que não crê no Filho não verá a vida; mas a ira de Deus sobre ele permanece”. João 3:36.

Os homens pecam, porque são pecadores. Nascem com uma natureza pecaminosa e não podem mudar si mesmos. Paulo disse que a garganta dele é um sepulcro aberto. Isto mostra que o homem é pecador de dentro para fora. A natureza humana é corrupta, depravada e ele não pode, nem quer, fazer o que agrada a Deus. Nada de bom pode sair do coração do homem, porque não há nada bom lá. “Quem do imundo tirará o puro”? Ninguém. Jó 14:4.

Portanto, os pecadores fazem o que sua natureza faz, pecam! A Bíblia diz no livro de Jó: “Quanto mais abominável e corrupto é o homem, que bebe iniquidade como a água”? Foi isto exatamente o que Jesus Cristo disse sobre a condição espiritual do homem, é corrupta por natureza. Escutem o que Cristo diz: “Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei árvore má, e seu fruto mau: porque pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras, como podeis vós, dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca”. Mateus 12:33-34. “Mas o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, morte, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, e blasfêmias”. Mateus 15:18-19.

Vemos assim o que os homens são espiritualmente diante de Deus. São depravados por natureza e estão condenados pela santa lei de Deus.

O que sobra é isto: a depravação do homem e a condenação divina são dois obstácu1os imutáveis, humanamente falando, os quais impedem o homem de ser salvo.


DOIS OBSTÁCULOS

Porque o homem é depravado por natureza, e está condenado por Deus, ele não pode fazer nada para salvar a si mesmo, nem mudar a condição horrível em que se encontra. Os dois obstáculos imutáveis que impedem a salvação do homem também poderiam ser chamados: obstáculo moral e obstáculo legal.

O Obstáculo Moral - A Depravação Total.

Os homens são completamente destituídos de santidade. Naturalmente são inimigos e odeiam a Deus e à Sua Palavra. Estão mortos espiritualmente em ofensas e pecados. Por estarem mortos para Deus, não podem seguir Seus mandamentos, nem ouvir Sua Palavra, nem ver o Cristo glorioso, nem sentir a presença do Espírito Santo, nem clamar pela misericórdia de Deus.

“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados. Estando nós ainda mortos em ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos). Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para andássemos nelas”. Efésios 2:1, 5, 8-10.

O Obstáculo Legal - A Condenação Divina.

Porque o homem é pecador ele quebra a santa e justa lei de Deus. Por isso é condenado pelo Deus Santo e Justo e está sob o castigo da lei de Deus. Não há nada que possa fazer para resolver isto.

“Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá”. Ezequiel 18:4.

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor”. Romanos 6-23.

“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo, e não pelas obras da lei: porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada”. Gálatas 2:16.

Quem pode ser salvo então? Falando humanamente, ninguém! É necessário que algo, que não seja do homem, que venha de fora a fim de torná-lo um filho de Deus. Naturalmente é Deus agindo entre os seus escolhidos, para trazê-los para Si em graça soberana e gratuita. Os homens não merecem ser salvos, nem Deus tem obrigação de salvar ninguém. Mas, louvado seja Seu Santo Nome, Ele salva, por Sua graça maravilhosa, alguns dos filhos dos homens.


SALVO!

É Deus e só Deus quem pode salvar os pecadores, por Sua graça, através do Senhor Jesus Cristo. “Do Senhor vem a salvação”. Jonas 2:9.

“Que nos salvou, e chamou com uma Santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos”. 2 Timóteo 1:9.

“Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.” Atos 15:11.

“É em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. Atos 4:12.

“Também vos notifico, irmãos, a evangelho, que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”. 1 Coríntios 15:1-4.

“Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus”. 2 Coríntios 5:21.

“Veio Jesus para a Galiléia, pregando a evangelho do reino de Deus, e, dizendo: o tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-¬vos, e crede no evangelho”. Marcos 1:14-15.


CONCLUSAO

Meu amigo leitor, você é salvo da ira vindoura? Se é, agradeça a Deus por livrá-lo do fogo do inferno. Se não é, arrependa-se de sua vida pecaminosa, depravada, e sem jeito, e se lance à mercê de Deus, que pode o salvar dos seus pecados. Jesus Cristo é a sua única esperança de salvação. Confie só e completamente nEle como Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário