domingo, 6 de dezembro de 2009

AS DOUTRINAS DA GRAÇA DE DEUS






INTRODUÇÃO

Estas doutrinas são: Depravação Total, Eleição Incondicional, Expiação Limitada, Graça Irresistível e Preservação e Perseverança dos Salvos.

“Do Senhor vem a salvação”. Jonas 2:9.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”. Efésios 2:8-10.

“Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo: Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma? Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal. Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça. Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra”. Romanos 11:1-6.

Há dois sistemas de doutrina acerca da salvação. Um diz que a salvação vem ao homem através dos seus próprios méritos, ou que vem a ele através de uma mistura de obras e graça. O outro sistema diz que a salvação é 100% pela graça por meio da fé em Jesus Cristo, sem as obras da parte do homem. Assim a salvação é pela graça de Deus desde o início até ao fim.

Estes dois sistemas de doutrina são conhecidos como Arminianismo e Calvinismo. Observe os dois sistemas comparados:


Calvinismo Arminianismo

1. Depravação Total

Inabilidade Total
1. Depravação Parcial

Habilidade Humana (Livre Arbítrio)

2. Eleição Incondicional (Absoluta)

Dependente da Vontade Divina
2. Eleição Condicional

Dependente da Vontade Humana

3. Expiação Limitada

Redenção Particular
3. Expiação Geral

Redenção Universal

4. Graça Irresistível

Chamada Eficaz
4. Graça Resistível

Chamada Pode Ser Rejeitada

5. Preservação e Perseverança dos Salvos

Segurança Eterna da Salvação
5. Apostasia Possível

Pode Perder a Salvação


Estes dois nomes são somente apelidos para os dois sistemas de doutrina sobre a graça de Deus na salvação. O Calvinista não é um seguidor de João Calvino. O Arminiano não é um seguidor de James Arminius. Estes dois homens (João Calvino e James Arminius) foram os dois que mais popularizaram estes dois sistemas de doutrina, e é por isso que os nomes pegaram neles.

Foi no ano 1610 (ano após a morte de James Arminius) que cinco artigos foram publicados baseados nos ensinos desse professor Holandês pelos seus alunos. A publicação desses cinco artigos foi um protesto contra a doutrina da graça da eleição, e um pedido que o reino holandês a mudasse (negasse). O pedido foi negado.

João Calvino nem James Arminius começaram o sistema de doutrina com os seus nomes correspondentes. Estas doutrinas já foram ensinadas antes dos dois. Alguns hereges por muito tempo tinham pregado arminianismo, e Jesus Cristo e Seus Apóstolos tinham pregado a eleição da graça de Deus desde o primeiro século. Observe: Jesus Cristo, Mateus 1:21, 11:25-27, 26:28, João 6:37-40, 10:14-16, 26-28; Apóstolos, Atos 13:48, Efésios 1:3-14, Tiago 1:18, I Pedro 1:2, Apocalipse 17:8. Também o Velho Testamento fala abundantemente sobre a graça soberana de Deus.

A diferença entre estes dois sistemas de doutrina não é só de ênfase, como muitos dizem, mas é o seu conteúdo mesmo, a sua doutrina é basicamente diferente. A pergunta é: Deus salva o pecador, ou só ajuda o pecador se salvar? Ou é que o Deus Triúno salva o Seu povo escolhido, ou é que Deus está tentando salvar o pecador, se o pecador deixa-lO.

Os cinco pontos do calvinismo é um ponto só, e não pode separá-los sem destruir todos. Deus o Pai elegeu antes da fundação do mundo alguns para salvar, Deus o Filho remiu os eleitos do Pai, e Deus o Espírito Santo chama os eleitos do Pai e os remidos do Filho para receber a salvação eficazmente. O Deus Trino faz tudo necessário para salvar este povo eleito, do princípio até ao fim. Ele faz isso perfeita e completamente pela Sua graça maravilhosa.

O arminianismo é o coração e a alma da doutrina do Papismo e da heresia. O calvinismo é o coração e a alma da obra da salvação providenciada por nosso Deus bondoso. Deus nos salva gratuitamente pela Sua graça soberana.

“A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e iluminam os olhos”. Salmo 19:7-8. “Toda a escritura é divinamente inspirada. E proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” II Timóteo 3:16-17.

A questão suprema é o que a Palavra de Deus ensina sobre este assunto. A validez de uma doutrina depende totalmente de que a Bíblia ensina. A nossa única regra de fé e prática são as Escrituras somente e sempre. Para determinar o que é a verdade, e o que não é a verdade, a opinião humana, nem a filosofia humana, nem a sabedoria humana pode entrar nos nossos pensamentos. A única fonte infalível que Deus nos deu para saber a verdade é a Sua Palavra. Então, vamos ver o que Deus diz na Sua Palavra sobre a graça de Deus na salvação.

A diferença entre estas doutrinas não é só uma coisa de ênfase, mas é o conteúdo bíblico delas. Alguns tentam dizer que são iguais e é somente uma diferença de ênfase. A pergunta que mostra que é uma diferença básica de doutrina bíblica é: Deus salva o homem perdido ou só ajuda o homem se salvar. Esta é uma diferença radical. O calvinismo prega que o Deus triúno salva o seu povo escolhido e o arminianismo prega que Deus está tentando salvar o pecador sem garantia que será salvo.

Os cinco pontos do calvinismo são inseparáveis. O resumo dos cinco pontos do calvinismo é: o Deus soberano salva o seu povo escolhido eternamente. A salvação vem do Senhor do principio até ao fim. “O qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que também nos livrará ainda”. II Coríntios 1:10. Observe que neste versículo dá o três tempos da salvação: passado, presente e futuro. A salvação que Deus nos dá, é completa nEle e inteiramente pela graça.

Jesus Cristo e os Apóstolos ensinaram estas doutrinas da graça de Deus. Observe alguns versículos. Mateus 1:21; 11:25-27; 26:28. João 6:37-40, 44; 10:14-16, 26-30. Atos 13:48. Efésios 1:3-14. Tiago 1:18. I Pedro 1:2. Apocalipse 17:8.

“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela sua redenção que há em Jesus Cristo. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.” Romanos 3:24-26.

Nenhum comentário:

Postar um comentário