domingo, 6 de dezembro de 2009

AS DOUTRINAS DA GRAÇA DE DEUS-Capitulo 2 - DEPRAVAÇÃO TOTAL OU INABILIDADE TOTAL






Capitulo 2 - DEPRAVAÇÃO TOTAL OU INABILIDADE TOTAL

Quando falamos sobre a Depravação Total do pecador a questão suprema é: o que é que a Palavra de Deus ensina? Estabelecer a validez de uma doutrina depende completamente de que a Bíblia fala. Nossa única regra de fé e prática são as Santas Escrituras.

Muitos tentam invalidar esta doutrina pelos argumentos humanos ou pelo ensino comumente aceito das religiões ou igrejas. Mas, a verdade é que o ensino de uma religião nem igreja determina o que é a verdade. Alguns dizem que não pode ser assim, ou não faz bom senso, ou não é justo, ou existe o livre arbítrio ou outra coisa assim que vem da mente humana depravada e fechada às coisas de Deus. I Coríntios 2:14 diz: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”. O homem somente entenderá estas coisas sendo nascido de novo e habitado pelo Espírito Santo e ensinado por ele. Mas, também o crente em Cristo está responsável para deixar suas próprias opiniões e confiar na Palavra de Deus apesar das opiniões dos outros e das igrejas demais.

Eclesiastes 7:20, 29: “Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque. Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias”. Nenhum homem é justo diante de Deus. O homem não faz o bem e não quer e não pode. O homem natural está totalmente sem a habilidade de agradar a Deus. Ele não está depravado só em parte, mas totalmente. João 5:40: “E não quereis vir a mim para terdes vida”. João 6:44: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia”. João 14:17. “O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós”.

É a natureza humana pecar e continuar pecando contra Deus, ela não pode parar de pecar. É incapaz de agradar a Deus, nem quer agradar a Deus. O pecador sem Cristo (não nascido de novo) não aceita Cristo e não vai querer Cristo como seu Salvador nunca. Porque o perdido está preso da sua natureza depravada e pecaminosa. Observe o que a Bíblia diz em João 3:16-21. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus”. O homem depravado é incapaz de abraçar o Salvador sem a graça de Deus operando nele.

Veja os seguintes versículos.

Filipenses 2:13: “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”.

João 1:12-13: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”.

Tiago 1:18: “Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas”.

I Pedro 1:23: “Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre”.

Salmo 110:3: “O teu povo será mui voluntário no dia do teu poder; nos ornamentos de santidade, desde a madre da alva, tu tens o orvalho da tua mocidade”.

O que é ensinado, pregado, crido, aceito e divulgado sobre a depravação humana, é que vai determinar como é que ficam as outras quatro doutrinas da graça de Deus. Eleição Incondicional. Expiação Limitada. Chamada Irresistível. Preservação e Perseverança dos Salvos. Pense nisso!


1. A queda do homem foi total.

Gênesis 1:26-27: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”.

Gênesis 2:16-17: “E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

3:6-7: “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais”. Também Gênesis 3:1-19.

O homem morreu como Deus disse. Esta morte é: a espiritual, a física e a segunda.


2. A morte sofrida pelo homem.

Romanos 6:23: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”.

Romanos 5:12: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”.

A humanidade toda morreu em Adão e caiu no pecado. Adão é a cabeça federal de todo homem. Adão que era criado sem pecado, no lugar perfeito, caiu no pecado e se tornou depravado totalmente. Deus sabia que se fosse eu lá no lugar de Adão, eu teria feito a mesma coisa e todos os outros também. Por isso esta morte passou a todos os homens. Adão falhou, caiu, pecou e morreu, e assim levou todos os homens para a mesma depravação.

Esta morte é: Morte Espiritual, Efésios 2:1-3: ”E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também”. Colossenses 2:13: “E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas”. Morte Física, Hebreus 9:27: “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo”. Segunda Morte, Apocalipse 20:11-15: “E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”.


3. Nasce pecador, depravado, incapaz e morto.

Salmo 51:5: “Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe”.

Salmo 58:3: “Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras”.

João 3:3-7: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo”.

Observe o seguinte sobre o homem perdido. Coração, Gênesis 6:5: “E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente”. Gênesis 8:21: ”E o SENHOR sentiu o suave cheiro, e o SENHOR disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz”. Eclesiastes 9:3: “Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração enquanto vivem, e depois se vão aos mortos”. Jeremias 17:9: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Marcos 7:21-23: “Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. Inclinação pecaminosa, Romanos 8:7: “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser”. I Coríntios 2:14: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”. Efésios 4:17-19: “E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza”. Cego, II Coríntios 4:3-4: “Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”. Surdo e Mudo, João 8:43-47: “Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra. Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes? Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus. Natureza Corrupta, Tito 1:15: “Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados”. Romanos 3:10-18: ”Como está escrito: Não há ninguém que entenda; Não há que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. A sua garganta é um sepulcro aberto; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos”. Romanos 7:18: “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem”. Romanos 8:7-8: “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”. Jó 15:16: “Quanto mais abominável e corrupto é o homem que bebe a iniqüidade como a água?” Morto, Efésios 2:1: “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados”.


4. O pecador sem Cristo é o servo de Satanás e do pecado.

João 8:34, 44: “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira”. I João 3:10: “Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus”. I João 5:19: “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno”. Romanos 6:20: “Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça”. Tito 3:3: “Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros”.


5. Pecado é universal, todos os homens são pecadores e condenados.

II Crôncias 6:36: “Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque), e tu te indignares contra eles, e os entregares diante do inimigo, para que os que os cativarem os levem em cativeiro para alguma terra, remota ou vizinha”. Isaías 53:6: “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos”. Isaías 64:6: “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam”. Salmos 130:3: “Se tu, Senhor, observares as iniqüidades, Senhor, quem subsistirá?” Salmo 143:2: “E não entres em juízo com o teu servo, porque à tua vista não se achará justo nenhum vivente”.


6. Depravação Total e Inabilidade Total. Sem poder e querer vir a Cristo.

Jó 14:4: “Quem do imundo tirará o puro? Ninguém”. Jeremias 13:23: “Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal”. João 5:40: “E não quereis vir a mim para terdes vida”. João 6:44 e 65: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido”. II Coríntios 3:5: “Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus”.


Conclusão

Somos salvos pela graça do nosso bom Deus. Efésios 2:1-10: “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário