segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

OS DONS ESPIRITUAIS OU EXTRAORDINÁRIOS-CAPÍTULO 2 - O BATISMO COM ESPÍRITO SANTO






OS DONS ESPIRITUAIS OU EXTRAORDINÁRIOS
CAPÍTULO 2 - O BATISMO COM ESPÍRITO SANTO


CAPÍTULO 2 - O BATISMO COM ESPÍRITO SANTO


INTRODUÇÃO

“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo”. (Mateus 3:11).

“Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”. (Lucas :16).

“E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo”. (João 1:33).

“Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias”. (Atos 1:5).

“E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio. E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo”. Atos 11:15-16).

Estas são as passagens bíblicas que mencionam o batismo com Espírito Santo. Há mais duas passagens que descrevem as ocorrências dele. (Atos 2:1-13 e 10:44-48).


IDÉIAS FALSAS SOBRE O BATISMO COM ESPÍRITO SANTO

Uma Segunda Bênção. Alguns dizem que o batismo com Espírito Santo é uma bênção recebida depois de ser convertido. Segundo eles, recebem os dons espirituais ou extraordinários depois de ser salvo. Outros até dizem que a carne pecaminosa está erradicada também e o crente não peca mais. Eles chamam esta erradicação da carne a santificação inteira.

Vamos tratar o assunto dos dons extraordinários em outro capítulo. Mas, basta dizer agora que estes dons já cessaram. I Coríntios 13:1-13 fala que estes dons cessaram quando a Palavra de Deus foi toda escrita. (v. 10).

A respeito da erradicação da carne pecaminosa do crente em Cristo, é uma coisa tão óbvia que isto não acontece na vida do crente aqui neste mundo. O crente em Cristo sabe que no seu coração ainda existe pecado. Vamos somente ser inteiramente santificados quando estamos com Cristo lá nos céus. Vamos estar livres da presença do pecado quando estamos glorificados com Cristo lá nos céus. Veja alguns versículos que ensinam a glorificação dos crentes em Cristo futuramente. “Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”. (Romanos 5:9-10) “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória”. (Efésios 1:13-14) “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos”. (I João 3:1-2) “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória”. (Judas 24)

I João 1:8-10 ensina que o crente ainda peca nesta vida presente. O crente que diz ou acha que não peca mais está se enganando. Além disto, está chamando Deus de mentiroso, porque Ele diz que pecamos ainda. “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós”. (I João 1:8-10). Também em Romanos 7 Paulo indicou a mesma verdade e refutou a doutrina que o crente não peca mais. “Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado”. (Romanos 7:14-25). Paulo reconheceu que ainda ele pecou. Paulo, o homem salvo e dedicado a Deus soube que na sua carne tinha ainda pecado. Paulo, cedo no seu ministério disse que era “o menor dos apóstolos” (I Coríntios 15:9), mais tarde disse que era “o mínimo de todos os santos (Efésios 3:8) e no final do seu ministério disse que era “o principal dos pecadores” (I Timóteo 1:15). O mais que Paulo estudou e aprendeu da Palavra, o mais que se dedicou a Deus e o mais que chegou perto do Senhor, e o mais que reconheceu o pecado no seu coração. Isto quer dizer que Paulo era um homem afastado de Deus e que praticou muito pecado depois da sua conversão? Não foi isto, porque era crente e pregador muito fiel ao Senhor e separado do mundo. Mas, que o mais perto que Paulo chegou a Deus, o mais ele reconheceu o seu pecado.

Os Dons Extraordinários. Como já foi falado, vamos examinar este assunto depois em outro capítulo mais extensivamente. Por enquanto, basta fazer alguns comentários abreviados. Jesus Cristo deu o poder de fazer milagres para os seus apóstolos e por quem eles (os apóstolos) impuseram as mãos. No dia de Pentecostes e na casa de Cornélio Deus deu estes dons diretamente a eles. Em Atos 8 Filipe fez milagres, mas não deu os dons espirituais aos convertidos. Pedro e João (apóstolos) vieram e deram estes dons. (Atos 8:14-19). Então, podemos concluir que quando os apóstolos morreram e a Bíblia foi escrita toda, (I Coríntios 13:8-13) estes dons extraordinários cessaram.

Por (colocar) crentes na igreja. Alguns dizem que o batismo com Espírito Santo acontece quando o pecador é regenerado pelo Espírito Santo. Segundo eles, quando alguém é salvo (convertido), o Espírito Santo batiza-o e o convertido faz parte da igreja mística de Jesus Cristo que é a igreja universal invisível.

Estas pessoas (erradamente) usam I Coríntios 12:13 para tentar provar este erro. “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito”. (I Coríntios 12:13) Neste capítulo de I Coríntios Paulo está falando com a igreja local e visível em Corinto com seus membros. Paulo diz no versículo 27: “Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular”. (I Coríntios 12:27) Então, no versículo 13 Paulo está dizendo que os irmãos desta igreja foram convertidos pelo poder do Espírito Santo e levados pela liderança do Espírito Santo para se batizar nas águas e fazer parte da igreja local e visível em Corinto.

Agora hoje em dia ninguém é batizado com o Espírito Santo. Este batismo aconteceu nos dias dos apóstolos e não acontece mais, porque não é preciso. Porque Jesus Cristo deu o poder, autoridade e autenticação à Sua igreja (Seu tipo de igreja) de uma vez para sempre.

Aqueles que ensinam o corpo místico (universal invisível) de Cristo estão confusos sobre a família de Deus, o reino de Deus e a igreja de Deus. Estas três coisas não são iguais. Eles estão confundidos sobre a diferença entre a família, o reino e a igreja de Deus. Vamos notar a esta diferença.

A FAMÍLIA DE DEUS. “Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome”. (Efésios 3:14-15) A família de Deus são os crentes todos nos céus e na terra de todos os tempos.

O REINO DE DEUS. “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”. (João 3:3-5) O reino de Deus são todos os crentes na terra.

A IGREJA DE DEUS. “Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus), e o irmão Sóstenes, À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”. (I Coríntios 1:1-3) “Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular”. (I Coríntios 12:27) “Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”. (Atos 2:47) A igreja de Deus são os crentes que são membros de uma igreja local e visível em um certo lugar.

Esta é a única igreja ensinada no Novo Testamento. A palavra grega (ekklesia) traduzida como igreja significa assembléia ou ajuntamento. Veja Atos 19:32, 39, 41. Esta é a mesma palavra traduzida igreja no Novo Testamento.

Devemos observar algumas diferenças entre o batismo com o Espírito Santo e a regeneração de um pecador.

1. O sujeito do batismo com o Espírito Santo foi uma assembléia (igreja) de crentes. O sujeito da regeneração é um pecador individual.

2. O batismo com o Espírito Santo foi visível, audível e externo. A regeneração de um pecador invisível, silencioso e interno.

3. O batismo com o Espírito Santo foi para dar poder, aprovar, autenticar e autorizar. A regeneração de um pecador é para a salvação.

4. Os elementos dos dois são diferentes. Jesus batizou a Sua igreja no Espírito Santo. Os crentes são batizados nas águas para fazer parte de uma igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário