segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

OS DONS ESPIRITUAIS OU EXTRAORDINÁRIOS-Capitulo 1 - A Obra do Espírito Santo no Velho Testamento






OS DONS ESPIRITUAIS OU EXTRAORDINÁRIOS
Capitulo 1 - A Obra do Espírito Santo no Velho Testamento

Muitos e graves erros têm sido ensinados sobre a obra do Espírito Santo no Velho Testamento e no Novo Testamento. Especialmente isto é a verdade do movimento pentecostal e dos batistas renovados. Vamos tentar, com a ajuda e graça de Deus, examinar estas doutrinas à luz da Palavra de Deus.



CAPÍTULO 1 - A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NO VELHO TESTAMENTO


INTRODUÇÃO

Um destes erros é a obra do Espírito Santo no Velho Testamento. Alguns dizem que os santos do Velho Testamento não foram habitados pelo Espírito Santo como os santos do Novo Testamento. Segundo eles, os crentes começaram ser habitados pelo Espírito somente a partir do Dia de Pentecostes. Vamos examinar este assunto à luz da Bíblia.


SALVAÇÃO

Todas as pessoas são chamadas, regeneradas, salvas, justificadas e santificadas do mesmo jeito em todas as épocas e lugares. Os santos do Velho Testamento foram salvos da mesma maneira que os santos do Novo Testamento. Pela graça por meio da fé em Jesus Cristo o Salvador. A Bíblia diz que Abraão ouviu o Evangelho pregado e creu em Deus. “Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti”. (Gálatas 3:8) “Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça”. (Romanos 4:1-3) Os santos do Velho Testamento estavam olhando para o futuro esperando o Messias chegar e fazer tudo necessário para salvar o povo de Deus.

Muitas profecias do Antigo Testamento falaram da Sua primeira vinda. Veja o que diz em Mateus. “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco”. (Mateus 1:18-23). “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel”. (Isaías 7:14) Deve observar também o que Simeão falou em Lucas sobre o Cristo (Messias). “Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei, Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra: Pois já os meus olhos viram a tua salvação, A qual tu preparaste perante a face de todos os povos; Luz para iluminar as nações, e para glória de teu povo Israel”. (Lucas 2:25-32)

Estas passagens mostram que o povo de Deus no Velho Testamento estava olhando para o futuro esperando o Messias vir salvá-los. O povo de Deus agora está olhando para trás e vendo o que Jesus fez para salvá-lo. Mas, o Salvador é o mesmo e o único.

Se não é assim, então os santos do Velho Testamento foram salvos pelas suas obras? Deram para se mesmos a convicção de pecado? Regeneraram a si mesmos? Foram santificados pela sua própria vontade? De modo nenhum! Esta é a obra do Espírito Santo, quer ser no Antigo Testamento, ou no Novo.

Jesus disse que Nicodemos devia saber estas verdades quando falou com ele sobre o novo nascimento. “Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?” (João 3:10) Saber o que? Que o Espírito Santo é que regenera o pecador morto em ofensas e pecados. “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”. (Romanos 8:9) Então, pela Palavra de Deus a salvação recebida pelo pecador é a obra do Espírito Santo tanto no Velho Testamento quanto no Novo.

Se não assim, a salvação não podia ser alcançado por ninguém. Todos os homens são depravados e incapazes de ser salvos da sua própria vontade. Veja alguns versículos. “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9) “E não quereis vir a mim para terdes vida”. (João 5:40) “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia”. (João 6:44) “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne”. (Ezequiel 36:26) Uma pergunta, terá no céu alguém não regenerado e salvo pelo poder do Espírito Santo? Clara que não! “E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro”. (Apocalipse 21:27) Sem a obra da graça do Espírito Santo na salvação, ninguém pode entrar no reino dos céus. “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. (João 3:3)

Os santos do Velho Testamento podiam ser preservados na fé sem o Espírito Santo neles? Obviamente não! Quem o Espírito Santo regenera e salva, Ele habita nele para sempre. Podemos concluir que os santos do Velho Testamento foram chamados, regenerados, salvos, justificados, santificados e habitados pelo Espírito de Deus, do mesmo jeito que nós.

O Espírito Santo veio no Dia de Pentecostes para autenticar e autorizar a igreja do Senhor Jesus Cristo, não habitar nos crentes em particular, porque eles já estavam habitados pelo Espírito Santo.


PROVA BÍBLICA

Alguns dizem que no Antigo Testamento o Espírito Santo não habitou nos santos de Deus, mas somente veio a eles para dar o poder de fazer obras especiais e então foi embora. Isto é um erro segundo a Palavra de Deus. Veja algumas passagens.

“Então disse o Senhor a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe a tua mão sobre ele”. (Números 27:18) O Espírito Santo estava em Josué.

“Porém estendeste a tua benignidade sobre eles por muitos anos, e testificaste contra eles pelo teu Espírito, pelo ministério dos teus profetas; porém eles não deram ouvidos; por isso os entregaste nas mãos dos povos das terras”. (Neemias 9:30) Este versículos indica que o Espírito Santo estava nos profetas.

“E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos”. (II Coríntios 4:13) Os crentes agora têm o mesmo Espírito neles que os crentes do Velho Testamento tinham neles.

“Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada, Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir”. (I Pedro 1:10-11) Pedro diz claramente que o Espírito de Cristo estava nos profetas.

Observe alguns exemplos no Velho Testamento da habitação do Espírito Santo nos santos. “E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus?” (Gênesis 41:38) “E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor”. (Êxodo 31:3) “Todavia se lembrou dos dias da antiguidade, de Moisés, e do seu povo, dizendo: Onde está agora o que os fez subir do mar com os pastores do seu rebanho? Onde está o que pôs no meio deles o seu Espírito Santo?” (Isaías 63:11) “E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias”. (Daniel 5:11)

Observe alguns exemplos no Novo Testamento que o Espírito Santo veio aos crentes de maneira especial para dar o poder de fazer obras especiais. “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder”. (Lucas 24:49) “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”. (Atos 1:8)


CONCLUSÃO

A obra do Espírito Santo em relação à salvação é a mesma em todas as épocas. A obra da convicção do pecado, regeneração, santificação, habitação e dar poder, é tanto a mesma no Velho Testamento quanto no Novo. O Espírito Santo não veio no Dia de Pentecostes para habitar nos crentes, porque Ele já estava habitando neles. Ele veio para autenticar, autorizar e dar o poder para a igreja do Senhor Jesus Cristo fazer a Sua vontade na terra. “4. E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. 5. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. 8. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”. (Atos 1:4-5, 8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário