segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

OS DONS ESPIRITUAIS OU EXTRAORDINÁRIOS-CAPÍTULO 9 - A CONCLUSÃO






OS DONS ESPIRITUAIS OU EXTRAORDINÁRIOS
CAPÍTULO 9 - A CONCLUSÃO

Gostaria de tratar abreviadamente alguns versículos que o movimento pentecostal e carismático usa para tentar provar e justificar a doutrina que estes dons são para os crentes de hoje em dia.


HEBREUS 13:8

“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”. (Hebreus 13:8)

É raramente quando fala com alguém que é defensor dos dons extraordinários para hoje em dia ainda que não mencione este versículo. Segundo eles, os dons continuam porque Jesus faz as mesmas obras em todas as épocas. Por isto os dons continuam do mesmo jeito em todas as épocas, inclusive agora.

Este versículo está falando sobre a pessoa e os atributos do Senhor Jesus Cristo. Na Sua pessoa Ele é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Porque Ele é Deus e Deus não muda na Sua pessoa. Ele é o mesmo para toda a eternidade.

Então, dizer que Ele faz todas as coisas do mesmo jeito em todo o tempo não é o que a Bíblia ensina. Este pensamento não combina com o que a Bíblia revela sobre a obra de Deus durante os séculos todos. Joao o Batista não fez milagres. “E muitos iam ter com ele, e diziam: Na verdade João não fez sinal algum, mas tudo quanto João disse deste era verdade”. (João 10:41) Se fosse a verdade o que os pentecostais dizem sobre Hebreus 13:8, João o Batista teria feito sinais também. Onde na Bíblia diz que Jesus falou nas línguas estranhas? Onde na Bíblia diz que os Seus discípulos falaram nas línguas estranhas antes do dia de Penteostes? Porque não deve ser também no Velho Testamento que o povo de Deus falou as línguas estranhas? Não é “ontem” a respeito do tempo do Novo Testamento? Se é a verdade que Jesus faz as mesmas obras em todas as épocas do mesmo jeito, porque o povo de Deus não tinha estes dons antes do dia de Pentecostesno no Novo Testamento? A resposta é óbvia! Porque este versículo não ensina que Jesus fez, faz nem fará os mesmos sinais em todas as épocas do mesmo jeito. Obviamente estes sinais não fizeram parte do ministério de Jesus Cristo no ontem antes do dia de Pentecostes.

Podemos ver na Bíblia que nem houve milagres em todos os tempos da Bíblia. Pode observar que no Velho Testamento que houve períodos de tempo que não houveram milagres.

Falar que estes dons são para continuar eternamente também não combina com o que a Bíblia fala. I Coríntios 13 diz que estes dons iam cessar quando chegou a Bíblia toda escrita. Ela já chegou e estes dons cessaram. Por isto podemos concluir que depois da época dos apóstolos os crentes não tiveram estes dons mais. Durante estes séculos todos depois do primeiro século estes dons não existem mais, porque já cessaram.

Mas, Jesus Cristo continua sendo a mesma pessoa e para a eternidade Ele será a memsa.


OSÉIAS 6:3

“Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”. (Oséias 6:3)

Este versículo é muito usado, pelos defensores dos dons para hoje em dia ainda, para tentar provar que Deus prometeu restaurar os dons espirituais que foram perdidos durante os séculos depois de Cristo.

É somente necessário dizer que o livro de Oséias trata de Israel que foi levado cativo para a Assíria porque se desviou de Deus obstinadamente. (4:16, 11:7) Mas, que nos últimos dias Deus salvará Israel dos seus pecados e reinará com ela aqui na terra durante mil anos. “Eu sararei a sua infidelidade, eu voluntariamente os amarei; porque a minha ira se apartou deles”. (Oséias 14:4)

O capítulo 14 de Oséias fala desta grande bênção que Deus tem esperando para a nação de Israel. “CONVERTE-TE, ó Israel, ao Senhor teu Deus; porque pelos teus pecados tens caído. Tomai convosco palavras, e convertei-vos ao Senhor; dizei-lhe: Tira toda a iniqüidade, e aceita o que é bom; e ofereceremos como novilhos os sacrifícios dos nossos lábios. Não nos salvará a Assíria, não iremos montados em cavalos, e à obra das nossas mãos já não diremos mais: Tu és o nosso deus; porque por ti o órfão alcança misericórdia. Eu sararei a sua infidelidade, eu voluntariamente os amarei; porque a minha ira se apartou deles. Eu serei para Israel como o orvalho. Ele florescerá como o lírio e lançará as suas raízes como o Líbano. Estender-se-ão os seus galhos, e a sua glória será como a da oliveira, e sua fragrância como a do Líbano. Voltarão os que habitam debaixo da sua sombra; serão vivificados como o trigo, e florescerão como a vide; a sua memória será como o vinho do Líbano. Efraim dirá: Que mais tenho eu com os ídolos? Eu o tenho ouvido, e cuidarei dele; eu sou como a faia verde; de mim é achado o teu fruto. Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Quem é prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão”. (Oséias 14:1-9)


ATOS 3:19

“E foi notório a todos os que habitam em Jerusalém; de maneira que na sua própria língua esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue. E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio”. (Atos 3:19-21)

Os defensores dos dons espirituais dizem que “a restauração de tudo” está falando sobre a restauração dos dons que formam perdidos durante os séculos. Esta restauração de tudo é esclarecido pela frase “dos quais Deus falou pela boca de todos os profetas, desde o princípio”. Fala de Israel que será restaurada para a sua terra para reinar com Cristo, seu Messias, por mil anos. Todos os profetas do Velho Testamento falaram sobre esta bênção para Israel. (Gênesis 12:2-3, Romanos 11:26, Lucas 1:31-33)


“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor”. (I Coríntios 13:13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário