domingo, 6 de dezembro de 2009

AS DOUTRINAS DA GRAÇA DE DEUS-Capitulo 7 - A FÉ PREVISTA!






AS DOUTRINAS DA GRAÇA DE DEUS
Capitulo 7 - A FÉ PREVISTA!

INTRODUÇÃO

Há alguns que acham que a fé prevista do pecador é a base ou a causa da eleição. Eles dizem que Deus elegeu as pessoas que Ele previu que iam aceitar o Salvador. Isto faz a fé (e as boas obras, porque assim a fé seria a boa obra do homem) a base da eleição. Mas, a Bíblia nos ensina que a fé e as boas obras são o resultado da eleição da graça de Deus. Deus elegeu o seu povo para a salvação, Jesus Cristo veio ao mundo para remir com o seu sangue os eleitos de Deus e o Espírito Santo chama eficazmente estes eleitos e remidos e eles são convertidos, nascidos de novo. Este ensinamento inverte a causa e o efeito da salvação, porque faz a eleição dependente da fé do pecador em Jesus Cristo. A Bíblia diz: “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor”. Efésios 1:4. Neste versículo Deus diz que a sua eleição do pecador é para a santidade, não por causa de uma qualidade boa no pecador, que seria a verdade se fosse a fé prevista a causa da eleição de Deus. “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”. Efésios 2:10. É o novo nascimento que cria no eleito as boas obras, não vice versa. O fim da eleição de Deus de alguns para a salvação é para que possam ser conformes à imagem do seu Filho. “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou”. Romanos 8:28-30. Nestes versículos pode ler que a conformidade do eleito à imagem de Cristo é o resultado da predestinação, não ao contrário. Vamos pensar neste assunto à vista das Santas Escrituras.


DEPRAVAÇÃO HUMANA

Dizer que o pecador pode escolher pela sua própria vontade o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador é uma negação da depravação total da raça humana. Tem que estar dizendo que o homem é depravado somente parcialmente e que é ele que inicia a eleição de se mesmo.

Mas, a Bíblia nos ensina que o pecador é tão depravado que ele não quer vir ao Salvador nem pode vir ao Salvador. Jesus falou: “E não quereis vir a mim para terdes vida (João 5:40), “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:44), “O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós” João 14:17). O pecador não quer vir ao Salvador porque o seu coração está incuravelmente contra isto, para ele vir ao Salvador pela sua própria vontade é uma impossibilidade. O pecador não pode vir ao Salvador porque a sua vontade está presa da sua própria natureza depravada. “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá”? Jeremias 17:9. Paulo disse: “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum”. (Romanos 7:18. As obras da carne são faladas em Gálatas 5:19-21: “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”. A fé em Cristo não está na lista das obras da carne, mas na lista dos frutos do Espírito Santo está. “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”. (Gálatas 5:22).

Por isso a Bíblia fala: “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)”. Efésios 2:1-5. O pecador está morto espiritualmente em suas ofensas e pecados. Ele está morto totalmente espiritualmente, não só em parte. O morto espiritual não pode e não vai criar a vida espiritual em si que é necessária para se arrepender dos seus pecados e crer no Salvador. É óbvio pela Palavra de Deus que o homem depravado não quer escolher nem pode escolher o Salvador sem a graça de Deus operando nele. O pecador tem que nascer de novo para que possa se arrepender e crer em Cristo. (João 3:3-8). Esta verdade da depravação total do homem destrói o ensinamento que a fé prevista é a base da eleição. “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”. Filipenses 2:13.


A FÉ PREVISTA

“Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem. O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um”. Salmo 14:1-3. Deus olhou desde os céus para ver se alguém ia buscá-lo futuramente e que foi que viu? Ninguém ia buscar o Salvador. Então, a fé prevista do pecador em Jesus Cristo não existe. Por isso a eleição de Deus não está baseada na fé prevista do pecador.


ESCOLHER

Veja o que Jesus Cristo falou: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda”. João 15:16. Deus nos escolheu, não porque cremos em Jesus, mas para que possamos crer no Salvador. “Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade”. II Tessalonicenses 2:13. Note a ordem das coisas: eleição para a salvação, a santificação do Espírito Santo e a fé da verdade. Paulo disse que Deus nos elegeu para a salvação, não que Ele nos escolheu por causa da nossa fé em Jesus Cristo. Deus nos elegeu não porque cremos, mas para que possamos crer. Então, Salmo 110:3 cabe muito bem aqui: “O teu povo será mui voluntário no dia do teu poder; nos ornamentos de santidade, desde a madre da alva, tu tens o orvalho da tua mocidade”.


ORDENAÇÃO PARA A VIDA ETERNA

“E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna”. Atos 13:48. O que vem primeiro neste versículo, a ordenação para a vida eterna ou a fé? Sem dúvida nenhuma é a ordenação para a vida eterna que precede a fé. Muitos querem inverter a ordem da verdade neste versículo. Mas, claramente a Bíblia diz que os ordenados para a vida eterna (eleitos, predestinados) creram no Salvador. Eles creram no Salvador porque foram ordenados para a vida eterna anteriormente por Deus. O resultado da ordenação de Deus era a sua fé, não o contrário. Deus determinou e planejou na eternidade passada que algumas pessoas iam ser os recipientes da vida eterna pela sua graça por meio da fé em Jesus Cristo.


ARREPENDIMENTO E FÉ SÃO AS GRAÇAS DE DEUS

Os batistas têm pregado esta doutrina por muito tempo. Podemos ler nas suas confissões de fé esta verdade durante muito tempo. Porque a Bíblia ensina que o arrependimento e a fé são as graças inseparáveis de Deus ao eleito de Deus. Arrependimento e fé são chamados graças porque são dados por Deus ao eleito na salvação.

Veja alguns versículos que dizem que o arrependimento é o dom de Deus ao seu eleito. “Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados”. Atos 5:31. “E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida. E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida”. Atos 11:18. “Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade”. II Timóteo 2:25. Observe nestes versículos a palavra “dar”.

Veja alguns versículos que dizem que a fé é o dom de Deus ao seu eleito. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”. Efésios 2:8-10. “Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele”. Filipenses 1:29. “Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um”. Romanos 12:3. Observe nestes versículos as palavras dom, conceder e dar.

Gálatas 5:22 diz que a fé é o fruto do Espírito Santo, não da carne humana (natureza velha). “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”.

Há alguns outros versículos que ensinam que a vinda do eleito a Jesus Cristo para receber a salvação é o resultado da obra do poder de Deus nele. “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora”. João 6:37. “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia”. João 6:44. “E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido”. João 6:65.

É obvio, pelas Santas Escrituras, que Deus dá arrependimento e fé aos seus eleitos para que eles possam se arrepender dos seus pecados e crer em Jesus Cristo para a salvação. Porque o eleito perdido somente vai se arrepender dos seus pecados e crer no Salvador quando Deus dá para ele o arrependimento e fé pela sua graça. Então, obviamente a eleição não está baseada na fé prevista do pecador.


A PRECIÊNCIA DE DEUS

A presciência de Deus é uma doutrina bíblica e por isso, deve ser examinada à luz da Palavra de Deus.

A palavra presciência aparece no Novo Testamento algumas vezes. Em Atos 2:23 e I Pedro 1:2 o substantivo (presciência) é falado. “A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos”. Atos 2:23. “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas”. I Pedro 1:2. Por estes versículos é claro que a palavra “presciência” significa mais do que só prever o que ia acontecer. Esta palavra tem o sentido de Deus determinar o que vai acontecer pela sua boa vontade.

A palavra “presciência” na forma de verbo aparece em Romanos 8:29, 11:2 e I Pedro 1:20. Este verbo é traduzido “dantes conheceu” (Romanos 8:29), “antes conheceu” (Romanos 11:2) e “em outro tempo foi conhecido” (I Pedro 1:2).

O versículo mais citado quando fala sobre a presciência de Deus é Romanos 8:29. A palavra, ou o substantivo ou o verbo, é bíblica, mas o que ela quer dizer é a controvérsia ou a disputa. Alguns dizem que a palavra indica que a eleição de Deus está baseada na teoria que Deus olhou para o futuro e viu quem ia crer no Salvador e elegeu estes para a salvação. Outros dizem que a palavra indica que Deus conheceu algumas certas pessoas desde a eternidade para ser os objetos do seu amor pela sua própria vontade e elas Deus predestinou para a salvação. Vamos mostrar pela verdade da Bíblia que a segunda doutrina falada acima é a correta.

Deus antes conheceu um povo em amor e por causa do seu amor soberano por ele, predestinou-o para ser chamado eficazmente, justificado e glorificado pela sua graça. “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou”. Romanos 8:28-30. Estes versículos ensinam que Deus amou antes da criação de qualquer coisa na eternidade passada este povo e nada pode separá-lo do seu amor. Romanos 8:35-39. Este amor não está baseado na fé deste povo amado, mas somente no beneplácito da sua vontade. “E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade”. Efésios 1:5. A palavra beneplácito significa: “segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:13) ou “todo o desejo” (II Tessalonicenses 1:11). Porque amou estes e não os outros? Veja Salmo 115:3: “Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou”. Veja também Romanos 9:8-13: “Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência. Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho. E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai; Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor. Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú”.

Em Romanos 8:29 diz: “os que dantes conheceu”. Vamos pensar nesta frase um pouco. Esta frase na língua grega é uma palavra só (proginosko). Esta palavra é composta de duas palavras (pro e ginosko). Pro significa antes e ginosko significa conhecer. A palavra conhecer (ginosko) é a mesma palavra que encontramos em Mateus 1:25 quando fala: “E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus”. A palavra conhecer significa muito mais do que somente saber de alguma coisa. Conhecer significa conhecer alguém ou uma coisa pessoalmente, não só saber quem é esta pessoa ou coisa. Como José conheceu Maria de maneira pessoal e íntima em amor. Isto mostra que o significado da palavra é mais do que só saber, pois a palavra significa conhecer intimamente em amor. Ajuntando estas duas palavras (pro e ginosko) é que diz que Deus conheceu o seu povo em amor de antemão (“os que dantes conheceu”).

É o significado da palavra em Romanos 8:29. Isto é óbvio pelo fato que nestes versículos (Romanos 8:28-30) são coisas que Deus fez segundo a sua boa vontade e não o homem, inclusive o conhecer. Este conhecer é o ato de Deus em amar o seu povo “antes da fundação do mundo”. É exatamente isto que diz: “os que antes conheceu”, “antes conheceu” e “em outro tempo foi conhecido”. Deus amou de antemão, desde a eternidade, o seu povo e este povo por causa do seu amor por ele, Ele o predestinou para receber a salvação. “Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí”. Jeremias 31:3.

“Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim”. João 17:23.

“Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro”. I João 4:19.


GRATIDÃO

Quando entendemos estas doutrinas corretamente, cria em nós uma gratidão que louva o Senhor pela salvação que Ele nos deu gratuitamente. Porque sabemos que “do Senhor vem a salvação”. Jonas 2:9. “A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção”. Salmo 3:8.

Qualquer doutrina da salvação que dá a glória ao homem e não a Deus só não é a doutrina da Palavra de Deus. Porque sabemos (os salvos) que somos salvos somente porque o Senhor Deus nos salvou pela sua graça soberana e livre. Louvado seja o Seu nome.

“Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus: A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo! Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado”. Efésios 1:1-6.


“Graças a Deus, pois, pelo seu dom inefável”. II Coríntios 9:15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário