domingo, 6 de dezembro de 2009

AS DOUTRINAS DA GRAÇA DE DEUS-Capitulo 4 - A EXPIAÇÃO LIMITADA OU A REDENÇÃO PARTICULAR






AS DOUTRINAS DA GRAÇA DE DEUS
Capitulo 4 - A EXPIAÇÃO LIMITADA OU A REDENÇÃO PARTICULAR

INTRODUÇÃO

João 10:11: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas”.

João 10:14-16: “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor”.

João 10:24-30: “Rodearam-no, pois, os judeus, e disseram-lhe: Até quando terás a nossa alma suspensa? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente. Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim. Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um”.

Mateus 26:28: “Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados”.

Romanos 8:28-34: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós”.

Romanos 11:5: “Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça”.

II Timóteo 1:9: “Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos”.

Tito 2:14: “O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras”.

Apocalipse 1:5: “E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados”.


A SALVAÇÃO DE UM PECADOR É OBRA DO DEUS TRIÚNO

1. Eleição por Deus o Pai.

Deus o Pai elegeu algumas pessoas para a salvação.

Efésios 1:3-6: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado”.

2. Redenção por Deus o Filho.

Deus o Filho veio morrer pelos eleitos do Pai.

Efésios 1:6-12: “Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado. Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo”.

3. Vocação por Deus o Espírito Santo.

Deus o Espírito Santo chama eficazmente os eleitos do Pai e os remidos do Filho para receber essa grande salvação.

Efésios 1:13-14: “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória”.

Essa é a salvação completa em Deus! A salvação que o Deus Triúno dá para os Seus eleitos é perfeita e completa. Salva-os perfeita e eternamente!

O plano de Deus (Trindade) para a salvação inclui tudo necessário para salvar o pecador eleito – eleição, redenção e vocação (arrependimento e fé). Deus não tudo para fazer a salvação somente possível, mas garantida aos eleitos de Deus.

Meu assunto é a expiação limitada ou a redenção particular.


OBSERVAÇÕES SOBRE A EXPIAÇÃO DO SENHOR JESUS CRISTO

1. A Sua Importância.

A Substituição Vicária de Jesus Cristo pelos eleitos é o coração do Evangelho. Jesus Cristo morreu no lugar do pecador. As duas ordenanças da igreja falam da expiação de Cristo. Os verdadeiros crentes em Cristo de todas as épocas baseiam sua salvação na expiação de Cristo. A verdade que Jesus Cristo morreu para salvar os pecadores é o tema da nossa pregação.

2. Há duas opiniões principais sobre a expiação de Cristo pelo pecador: A expiação definida e a expiação indefinida.

Aqueles que crêem na expiação indefinida (geral ou universal) dizem que Jesus Cristo morreu para salvar todas as pessoas, mas deixam a administração ou aplicação da salvação aos pecadores nas mãos dos homens. Os que crêem na expiação definida (limitada ou particular) dizem que Cristo morreu para salvar somente os eleitos e, em sentido nenhum, para salvar os não eleitos que perecem sem Cristo.

3. Muitos dizem que Jesus Cristo morreu para salvar a todos os homens.

Então, porque algumas pessoas perecem no inferno, se Cristo morreu por elas?

Jesus Cristo morreu para salvar a Judas Iscariotes tanto quanto a Pedro?

Jesus morreu para salvar às pessoas do inferno tanto quanto às pessoas do céu?

Jesus morreu para salvar às multidões de pessoas que perecem na incredulidade tanto quanto aos crentes em Cristo?

Deus vai cobrar o salário do pecado duas vezes?

Deus enviou seu Filho para sofrer a pena do pecado (a morte) na cruz pelos pecadores todos para depois cobrar a segunda vez do próprio pecador, no inferno? Claro que não! Deus seria injusto se fizesse isso! Jesus Cristo deu a Si mesmo para salvar um povo exato por um preço exato.

4. Alguém diz que a eleição depende da fé do pecador.

Ninguém seria escolhido para a salvação se isso fosse verdade!

Escute o que a Bíblia fala:

João 5:40: “E não quereis vir a mim para terdes vida”.

João 6:44: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia”.

João 6:65: “E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido”.

João 14:17: “O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós”.

Porque o pecador está totalmente incapaz de se arrepender dos seus e crer em Jesus Cristo. Arrependimento e fé são as graças inseparáveis de Deus. A natureza depravada se arrepende do pecado e crê em Cristo? Não! Mas, a nova natureza crida por Deus em nós, os crentes, se arrepende e crê pela graça de Deus.

O pecado imperdoável é a incredulidade? Se fosse, ninguém poderia ser salvo, porque todos os homens, sem exceção, estão culpados de incredulidade.

Jesus Cristo morreu para salvar do pecado da incredulidade? A resposta a essa pergunta é não? Então ninguém será salvo, nem mesmo o crente em Cristo, porque antes de ser crente era incrédulo. A resposta à pergunta é sim? Então todos os homens serão salvos, porque seria que Jesus morreu para salvar a todos os homens de todos os pecados, inclusive da incredulidade. É óbvio que Cristo Jesus deu a Sua vida pelos eleitos!


A EXPIAÇÃO DE CRISTO PELOS ELEITOS – O QUE A BÍBLIA DIZ

A palavra de Deus é clara quando fala por quem Cristo morreu para salvar. Escute!

1. Jesus Cristo morreu para salvar “o Seu povo”.

Mateus 1:21: “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.

Romanos 8:28-30: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou”.

Isaías 53:8: “Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido”.

2. Jesus Cristo morreu para salvar as suas ovelhas.

João 10:11: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas”.

João 10:14-16: “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor”.

João 10:24-30: “Rodearam-no, pois, os judeus, e disseram-lhe: Até quando terás a nossa alma suspensa? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente. Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim. Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um”.

Hebreus 13:20: “Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas”.

3. Jesus Cristo morreu para salvar “muitos” (nem todos).Mateus 20:28: “Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”.

Mateus 26:28: “Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados”.

Isaías 53:11: “Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si”.

Hebreus 9:28: “Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação”.

4. Jesus foi enviado ao mundo para salvar os escolhidos do Pai.

João 6:35-40: “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes. Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”.

5. Jesus Cristo veio dar a vida eterna para os escolhidos do Pai.

João 17:1-6: “Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti; Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra”.


AS PALAVRAS “MUNDO” E “TODOS”

1. O Mundo.

João 1:29: “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.

João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

I João 2:1-2: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo”.

I João 4:14: “E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo”.

Jesus Cristo veio ao mundo para ser o Salvador de todos os tipos de pessoas. Ele morreu para salvar todas as nacionalidades de pessoas. Jesus não veio salvar somente os judeus. Logo no livro dos Atos dos Apóstolos o Senhor Deus mostrou essa verdade aos apóstolos. O exemplo disso está em Atos 10. Jesus veio ao mundo para salvar os gentios também, apesar de ter sido muito difícil para os judeus aceitarem isso e ter contato com os gentios (Gálatas 1). Quando diz “de todo o mundo” não significa todos os homens sem exceção, mas, todos os homens sem distinção de nacionalidade. É por isso que Jesus Cristo mandou as Suas igrejas irem e fazerem discípulos de todas as nações, “ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda a criatura” (Marcos 16:15) e “ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”. (Atos 1:8).

No céu terá pessoas salvas de toda nacionalidade e tempo. “E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra”. (Apocalipse 5:9-10.

2. Todos.

A palavra “todos” nem sempre significa todos os homens do mundo inteiro nem de todas as épocas. Exemplos:

I Timóteo 2:6: “O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo”.

Tito 2:11: ”Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens”.

Observe mais alguns versículos que mostram essa verdade:

Mateus 3:5: “Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão”.

Mateus 14:35: “E, quando os homens daquele lugar o conheceram, mandaram por todas aquelas terras em redor e trouxeram-lhe todos os que estavam enfermos”.

João 12:32: “E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim”.

II Tessalonicenses 2:9: “A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira”.

A palavra “todos” tem que ser entendida num sentido limitado. Como a palavra é usada em I Coríntios 9:22: “Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns” e I Coríntios 10:33: “Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar”.

Temos que interpretar a Bíblia conforme o contexto. Exemplo:

I Timóteo 2:6: “O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo”. O contexto mostra o que a palavra “todos” significa. Observe o versículo 1 do mesmo capítulo: “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens”. Outro exemplo bíblico da palavra “todos” é Apocalipse 7:9: “Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos”. Lá no céu vamos ver pessoas salvas de todas as nacionalidades e de todos as épocas.

3. Um versículo muito mal interpretado.

II Pedro 3:9: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se”. É necessário somente dizer que o Senhor está falando “para conosco”, os eleitos de Deus. Deus não quer que se perca nenhum dos Seus eleitos. Nenhum eleito será perdido, mas todos os eleitos estarão com Ele nos céus afinal.


CONCLUSÃO

João 15:13-14: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”. O versículo 16 diz quais são os amigos de Jesus: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário