domingo, 6 de dezembro de 2009

AS DOUTRINAS DA GRAÇA DE DEUS-Capitulo 9 - O EVANGELHO DO SENHOR JESUS CRISTO!






AS DOUTRINAS DA GRAÇA DE DEUS
Capitulo 9 - O EVANGELHO DO SENHOR JESUS CRISTO!


Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual sois salvos se retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que creste em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”. 1 Coríntios 15:1-4.

O Evangelho são as boas novas, ou as boas notícias, sobre a salvação em Jesus Cristo. Nesta mensagem não há nenhuma palavra triste, somente há palavra feliz, de amor e de esperança. É a história do amor eterno de Deus para com os Seus eleitos. O Evangelho dá vida aos mortos em ofensas e pecados e esperança aos pecadores desesperados, salva os perdidos, justifica os condenados e faz crentes os incrédulos.

O Evangelho não é a declaração das opiniões humanas, nem a teologia, nem filosofia de alguém, nem a crença duma certa igreja, mas é a declaração dos fatos já acontecidos e relatados na Palavra de Deus. Não é a história da morte de qualquer pessoa, mas sim a morte do Filho eterno de Deus, Jesus Cristo. Muitos homens já morreram, mas é só a morte de Jesus Cristo que pode salvar o pecador da ira de Deus. O Evangelho é que Jesus Cristo morreu, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia para salvar o pecador dos seus pecados.


O QUE É O EVANGELHO?

Somente podemos encontrar resposta para esta pergunta nas Santas Escrituras. Vejamos:

1. Jesus Cristo morreu por nossos pecados.

Cristo Jesus sofreu a ira de Deus e a pena do pecado no lugar do pecador, para salvá-lo das suas ofensas. O Justo (Jesus Cristo) sofreu no lugar (substituto) do injusto (pecador) para salvá-lo. Jesus, como o cordeiro de Deus, derramou Seu sangue para salvar o pecador. João 1:29. 1 Pedro 1:18-20, 3:18. Apocalipse 1:5. Jesus Cristo sofreu a pena justa de Deus sobre o pecador, que é a morte, e assim Jesus ganhou o perdão de todo pecado. Também Jesus ganhou a justiça que o pecador não tem, pela Sua vida perfeita (Sua obediência perfeita à lei de Deus). Esta justiça ganha por Ele é imputada ao pecador na salvação, por isso o crente em Jesus Cristo é santo perante Deus para sempre em Jesus Cristo. É só Jesus Cristo quem salva.

2. Jesus Cristo foi sepultado.

Cristo Jesus morreu de verdade e por isso foi sepultado. Ele sofreu a pena justa do pecado, que é a morte, no lugar do pecador. Ele sofreu pelos pecados dos outros, não pelos pecados dEle, porque Jesus Cristo levou uma vida perfeita, conforme a lei de Deus. Ele conheceu a morte por nós, os pecadores.

3. Jesus Cristo ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.

Esta é a prova que Jesus venceu o pecado, o sepulcro e a morte, pelo pecador. Atos 10:39-41. Esta é a garantia da salvação e da vida eterna para todos os eleitos de Deus. Romanos 4:25. O Salvador morreu sim, mas Ele ressuscitou mostrando que a salvação foi feita e cumprida perfeita e eternamente. Jesus Cristo vive para nos salvar, interceder por nós (crentes) e vir nos buscar um dia para ficar com Ele para sempre. A ressurreição é a garantia de tudo que Jesus Cristo fez para salvar o pecador. Ele salva do pecado e dá vida eterna.


O EVANGELHO É O PODER DE DEUS PARA A SALVAÇÃO

1. Deus mandou o Seu povo pregar o Evangelho a toda criatura.

Mateus 28:18-20. Marcos 16:15. Devemos pregá-lo aos perdidos. Ninguém pode ser salvo sem ouvir o Evangelho. Romanos 10:17. É o que Deus usa para chamar os eleitos eficazmente à salvação em Jesus Cristo. O Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. Romanos 1:14-16.

2. O Evangelho verdadeiro é o poder de Deus para a salvação.

O Evangelho que é o poder de Deus para a salvação não é o evangelho falsificado de Satanás. Gálatas 1:6-9. 2 Coríntios 11:3-4, 13-15. O “outro evangelho” (falso) ensina que o pecador é salvo pelos seus méritos, seus esforços e suas boas obras, mas a Bíblia diz que o pecador é salvo pela graça de Deus. O evangelho falso prega outro Jesus (o falso) que não pode salvar ninguém, porque o evangelho falso nega que o pecador é salvo pela graça e que Jesus Cristo já fez tudo que é necessário para salvá-lo. É o evangelho da religião falsa. É a falsificação do grande enganador e falsificador, Satanás. Satanás é o pai da mentira e este evangelho é a mentira dele. Não tem poder para salvar ninguém. Paulo diz que quem prega o outro Jesus e o outro evangelho, que seja anátema (amaldiçoado), porque o pecador é salvo pela graça de Deus, por meio da fé em Jesus Cristo. Efésios 2:8-10.

3. O pecador recebe esta salvação pela fé em Jesus Cristo.

A salvação é pela fé em Jesus Cristo, sem as obras da lei. É pela fé na obra que Jesus fez para salvar. Gálatas 2:16. Que obra é essa? Ele morreu, foi sepultado e ressuscitou para salvar perfeita e completamente, mais nada e menos nada. Essa fé não pode ser dividida entre Jesus e uma religião, obra, santo, Maria, ritual, nem nada. Romanos 11:6. É a graça de Deus que leva o pecador a confiar em Jesus Cristo como seu Salvador. Filipenses 1:29. Essa fé que vem de Deus leva o pecador a confiar em Cristo como seu Salvador único e suficiente. Essa salvação é para aquele que crê em Cristo Jesus como sua única esperança do céu. É só Jesus Cristo quem salva!


O EVANGELHO REVELADO E DESCRITO NA BÍBLIA

O Evangelho está revelado e descrito de várias maneiras na Bíblia. Vamos vê-las:

1. O Evangelho da salvação. Efésios 1:13.

É a mensagem verdadeira da salvação por Jesus Cristo. Quem confia nEle como seu único e suficiente Salvador é salvo para sempre.

2. O Evangelho da graça de Deus. Atos 20:24.

A salvação é pela graça de Deus somente. Os crentes em Cristo foram eleitos pelo Pai para a salvação, remidos pelo Filho, Jesus Cristo, chamados pelo Espírito Santo, justificados de todo pecado, serão glorificados, e tudo isso eternamente.

3. O Evangelho da paz. Efésios 6:15.

Através do Evangelho o crente tem paz com Deus. Por quê e como? Porque somos reconciliados com Deus por Jesus Cristo. Nós éramos inimigos de Deus e condenados por Ele, mas agora somos amigos de Deus e salvos da Sua ira por Jesus Cristo. É por isso que temos a perfeita paz com Ele.

4. O Evangelho do reino. Mateus 4:23.

Sem Jesus Cristo não é possível entrar no reino de Deus. João 3:5-6, 14-18.

5. O Evangelho da glória de Deus. 2 Coríntios 4:4.

A glória do Evangelho excede a glória da lei, porque Jesus Cristo é a glória do Evangelho, Ele é o Salvador glorioso que salva o pobre pecador, toda a glória pertence a Ele na salvação.

6. O Evangelho da incircuncisão e da circuncisão. Gálatas 2:7.

O Evangelho é para o judeu e o gentio igualmente. Existe só um Salvador e um plano de salvação para todos os povos de todas as épocas.

7. O Evangelho eterno. Apocalipse 14:6.

O Evangelho de Deus não muda. É o mesmo desde a eternidade e para sempre. É só Jesus Cristo que salva.

8. O único Evangelho. Gálatas 1:6-9.

O chamado evangelho que não concorda com este, não é de Deus, nem da Bíblia, nem da graça de Deus.

9. A esperança do Evangelho. Colossenses 1:23.

O Evangelho de Cristo nos dá a esperança da salvação. Somos salvos agora e estaremos com Ele para sempre. Jesus Cristo nos apresentará lá no céu salvos de todo pecado. É uma coisa absoluta, garantida e de certeza.


CONCLUSÃO

“E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho”. Marcos 1:14-15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário