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domingo, 15 de novembro de 2009
Seitas :Como as criaturas pensam que estão servindo á DEUS!
A liberdade sobre a leitura bíblica imposta pela Reforma ocasionou
> um enorme avanço ao cristianismo, ou pelo menos, possibilitou-o a retomar os
> passos do cristianismo primitivo. Entretanto, tamanha liberdade fez com que
> várias correntes de interpretação surgissem nos séculos subseqüentes.
> Pessoas começaram a ler a bíblia de acordo com o seu tempo – o que respondeu
> a inúmeras perguntas, mas suscitou muitas interpretações distintas,
> principalmente quando era feito sem critério e por pessoas leigas
> influenciadas pelo sentimento. Estes leigos, sem formação acadêmica, e,
> principalmente nestes dois últimos séculos, fizeram-se ouvir pelas suas
> interpretações simplistas e populares. Diante dessas várias leituras
> bíblicas nos encontramos hoje. Veremos alguns ramos (abordaremos mais a
> questão do néo-pentecostalismo – pois trata-se de algo emergente e atual)
> que brotaram de maneira distorcida do seio reformado.
>
> Faremos aqui uma breve definição de seita, a partir do que diz o Rev. Tácito
> Gama:
>
> “O termo seita vem do substantivo latino secta e do verbo sequi, que
> significa seguir. A palavra grega que aparece na bíblia é háiresis, ou seja,
> heresia, que, por causa da semântica, foi traduzido na Vulgata por seita. No
> seu sentido original significa escola ou modo de pensar e de viver que é
> seguido por pessoas. O sentido original, portanto, não é pejorativo, visto
> que o próprio cristianismo foi denominado de seita (At 26.5). Com o tempo, o
> termo foi adquirindo um significado negativo, ou seja, espírito sectário,
> ferrenho, estreito, agressivo, maquiavélico".
>
> Seitas Proféticas
> Seitas proféticas, em sua maioria, são movimentos que surgem a partir de
> uma visão fanática, de um sonho, uma revelação pessoal aliada à uma
> interpretação descontextualizada de algumas passagens bíblicas. Geralmente
> profetizam o fim dos tempos; sua linguagem natural é de sectarismo e sua
> argumentação está baseada em profecias futurísticas. Também não vêem Jesus
> como o único Deus, mas como um deus. Dentre elas podemos destacar:
> Adventistas do Sétimo dia, Mórmons, Ciência Cristã, Testemunhas de Jeová,
> Meninos de Deus, entre outras.
> Seitas Pentecostais
> O pentecostalismo nunca foi homogêneo. Desde seu início, sempre conteve
> diferenças internas. As maiores diferenças na verdade, não são nem tanto
> teológicas, mas comportamentais, e são elas que definem a identidade
> pentecostal; desde o seu surgimento até agora, inúmeros ramos brotaram na
> árvore pentecostal. São difíceis, não de discernir, mas de dar-lhes uma
> identidade. Vários teólogos tentam dividir o movimento pentecostal. A
> divisão que achamos ser mais coerente é a de Paul Freston:
>
> “O pentecostalismo brasileiro pode ser compreendido como a história de três
> ondas de implantação de igrejas. A primeira onda é a década de 1910, com a
> chegada da Congregação Cristã No Brasil (1910) e da Assembléia de Deus
> (1911). A segunda onda pentecostal é dos anos 50 e início de 60, na qual o
> campo pentecostal se fragmenta, a relação com a sociedade se dinamiza e três
> grandes grupos (em meio a dezenas de menores) surgem: Quadrangular (1951),
> Brasil para Cristo (1955) e Deus é Amor (1962). O contexto dessa
> pulverização é paulista. A terceira onda começa no final dos anos 70 e ganha
> força nos anos 80. Seus principais representantes são a Igreja Universal do
> Reino de Deus (1977) e a Igreja Internacional da Graça de Deus (1980). O
> contexto é fundamentalmente carioca”
>
> O tempo vai passando e mudando, com isso, determinando a leitura e o
> surgimento de novos grupos oriundos da fé pentecostal. Sua marca, em todas
> as classificações, é o sentimentalismo e a experiência. Desde quando surgiu,
> surgiu pela experiência e para ela. O homem foi colocado no centro para que
> pudesse sentir a experiência com o divino. Eis a classificação atual de
> pentecostalismo baseada em Freston:
>
> a) Pentecostalismo Clássico
> Fazem parte dessa linhagem, no Brasil, a Igreja Assembléia de Deus e a
> Cristã no Brasil. O termo clássico surgiu em meados de 1970, quando
> pesquisadores norte-americanos acrescentaram a designação classical às
> denominações pentecostais do início do século, período de gênese do
> pentecostalismo, para distingui-las de outras pentecostais ou carismáticas
> surgidas nos anos 60. Alguns autores também usam o termo histórico, ou
> ainda, tradicional. Para entender o que se denomina movimento pentecostal
> clássico do século XX, é necessário tornar claro o seguinte: É um movimento
> missionário de caráter mundial, que possui uma dinâmica própria, herdando
> muitos traços dos movimentos de santidade da Inglaterra e dos Estados
> Unidos, particularmente do metodismo. A grande maioria das igrejas
> pentecostais surgiram das igrejas históricas herdeiras da Reforma
> Protestante do século XVI. Seu marco inicial foi em 1900, quando Charles
> Parham, alugou uma "Mansão de Pedra", como era conhecida, em Topeka, Kansas
> para estabelecer uma escola bíblica chamada Betel. Cerca de 40 estudantes
> ingressaram na escola para o seu primeiro e único ano atraídos pelo seguinte
> propósito - "descobrir o poder que os capacitaria a enfrentar o desfio do
> novo século". O método de ensino era pesquisar e estudar um assunto,
> esgotando todas as citações bíblicas sobre o assunto e apresentá-lo para a
> classe em forma de sabatina oral, orando para que o Espírito Santo estivesse
> sobre a mensagem trazendo convicção. Até dezembro de 1900, já tinham
> estudado sobre arrependimento, conversão, consagração, santificação, cura e
> a eminente vinda do Senhor. No dia 25 de dezembro, Charles Parham iria se
> ausentar por alguns dias e deu a seguinte instrução para eles:
>
> "Nós nos deparamos em nossos estudos com um problema. É sobre o
> segundo capítulo de Atos?... Tendo ouvido tantas entidades religiosas
> diferentes reivindicarem diferentes provas como evidências do recebimento do
> batismo pentecostal, eu quero que vocês estudantes estudem diligentemente
> qual é a evidência bíblica do batismo no Espírito, para que possamos
> apresentar ao mundo alguma coisa incontestável que corresponda absolutamente
> com a Palavra".
>
> Três dias após, apresentaram seus trabalhos com a mesma história.
> Embora diferenças tenham ocorrido quando a benção pentecostal caiu, tinham
> como prova irrefutável o falar em outras línguas. Foi esta descoberta, que
> deu inicio o Movimento Pentecostal do século XX. "Tal foi a magnitude e
> impacto do movimento, que, já na primeira década depois de Azuza , sabia-se
> de experiências pentecostais na Ásia, África, Europa e América Latina. O
> movimento se multiplicava agora em muitos movimentos com variedade de
> matizes e expressões, como um grande caleidoscópio".
>
> O movimento pentecostal no Brasil, teve inicio com os missionários
> Daniel Berg e Gunner Vingren, crendo ter recebido revelações de Deus, vieram
> para o norte do Brasil -estado do Pará; onde, numa Igreja Batista, começaram
> a pregar o batismo com o Espírito Santo e ali fundaram a Igreja Assembléia
> de Deus. Outro missionário, Luigi Francescon, antigo membro da Igreja
> Presbiteriana Italiana de Chicago, também, por "revelação" de Deus, segue
> para a Argentina e Brasil, iniciando nos estados de São Paulo e Paraná a
> Congregação Cristã no Brasil.
>
> Este movimento hoje é considerado como sério. Teve uma origem leiga
> sob uma exegese contestável; entretanto, agora parece ser um movimento
> preocupado em servir a Deus.
>
> b) Deutero-pentecostalismo
> Nos anos 50, uma segunda onda pentecostal se iniciou, fazendo dos
> milagres e da cura divina sua principal ênfase, diferentemente da primeira
> onda, onde a ênfase recaia sobre a glossolalia, entretanto, o núcleo
> doutrinário permaneceu inalterado. Os pioneiros dessa nova onda são os
> ex-atores de filmes de faroeste do cinema americano: Harold Williams e
> Raymond Batright. Difundiram-na por meio do rádio (que era considerado até
> então pelo pentecostalismo clássico como mundano e diabólico). Dessa nova
> investida surgem denominações como a Igreja do Evangelho Quadrangular -
> Cruzada Nacional de Evangelização (1953) ; Igreja Pentecostal "O Brasil para
> Cristo"(1956); Igreja de Nova Vida (1960); Igreja Pentecostal "Deus é
> Amor"(1961); Casa da Benção(1964), Metodista Weslyana(1967) e uma enorme
> quantidade de pequenas denominações, formando comunidades locais.
>
> c) Néo-pentecostalismo
> Finalmente, nos anos setenta, o país recebe o impacto da terceira
> onda pentecostal, vinda junto com uma crise econômica sem precedentes, crise
> internacional do petróleo e emergido em uma ditadura militar tentando
> resolver os problemas básicos do povo mais pobre. Dessa onda surgem o Salão
> da Fé(1975), a Igreja Universal do Reino de Deus( 1977) , a Igreja
> Internacional da Graça(1980) e várias outras. Seu discurso básico, presente
> em todo momento é a cura divina, porém com uma doutrina diferente dos
> pentecostais anteriores. Todas as aflições são resultante da onipresença de
> demônios na vida. A saída é o exorcismo, a freqüência constante aos cultos e
> a aplicação das várias terapias recomendadas pelo movimento. O movimento que
> foi chamado de "neo-pentecostal”, colocou em primeiro lugar a saúde do
> corpo, a prosperidade e a solução dos problemas psíquicos, colocando-as como
> resultado imediato da busca do sagrado. Ficaram para traz as preocupações
> escatológicas e até mesmo glossolalia. O velho dito de antes agradar a Deus
> do que aos homens foi fadado a existir apenas nas religiões já existentes. O
> que agora se vê é uma procura para agradar o homem, independentemente do
> agrado a Deus; Ele que se adapte a nova filosofia. Além disso, o "diabo" é
> enfatizado como o causador de todos os males que atacam os seres humanos,
> animais ou objetos. Daí, a importância que se deu ao exorcismo, uma maneira
> de se delimitar campos e forças aparentemente misturadas, que impedem a
> saúde, sucesso e prosperidade. Devido a tendência das igrejas pentecostais
> de aceitarem os dons de profecias e profetas, sem uma ortodoxia bíblica,
> criou-se um espaço para as afirmações da teologia da prosperidade, a qual
> encontrou um solo fértil para se firmar e crescer, no entanto, há algumas
> igrejas pentecostais que não fazem parte da teologia da prosperidade.
> Entretanto, há uma grande disparidade teológica entre as igrejas
> néopentecostais: alguns são predestinacionalistas, outros sabatistas, etc.;
> herança do pentecostalismo clássico e deutero. São muitos que se infiltram
> nas igrejas de Bíblia em punho, parecendo crer no que cremos; no entanto um
> estudo mais minucioso revelará que suas posições doutrinárias são
> inaceitáveis à luz das Escrituras e do cristianismo histórico e ortodoxo.
> Atualmente a Universal está inserida em mais de 50 países, seus templos
> chegam a mais de três mil, e possui mais de um milhão de membros.
>
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